Sobre Deborah

Pedagoga, psicopedagoga e terapeuta familiar sistêmica.

Sou Deborah Vega Longhi, filha, esposa, mãe, mulher… Pedagoga, psicopedagoga e terapeuta familiar sistêmica, isto é, com olhar e escuta para o todo.

Iniciei minha vida profissional como professora na educação infantil e, mais tarde, atuei no ensino fundamental I (2º ao 5º ano), totalizando 31 anos. Especializei-me em alfabetização e atuei por vários anos nessa série.

Filha de professora, me envolvi desde pequena neste universo que tanto amo: crianças, adolescentes e família.

Casada há 30 anos com o meu companheiro, João Francisco. Juntos vivemos uma vida de confiança, diálogo, surpresas, transparência, conquistas, mudanças, desentendimentos, acolhimento e muito amor.

Mãe de Pedro Henrique e Lucas, dois tesouros que ajudaram e continuam ajudando o meu crescimento como ser.

A família sempre foi o alicerce da minha vida. Digo sempre que sou uma pessoa abençoada, pois vim de uma família de muito amor e juntos, João e eu, formamos a nossa família com muito amor e respeito.

Quando professora, conseguia muitas conquistas com a “minhas” crianças e para isso, contava com as famílias e com a confiança que depositavam em mim.

Resolvi me especializar também em terapia familiar para poder ajudar ainda mais as crianças, adolescentes e famílias.

Atuo como psicopedagoga há 7 anos e como terapeuta familiar, há 3 anos.

O meu trabalho psicopedagógico tem como foco o acolhimento, o respeito pelo ser, independente de diagnósticos ou rótulos, a conquista pela autoestima, a identificação das dificuldades e dos transtornos que interferem na assimilação dos conteúdos e tudo isso, com muita afetividade e amor. Acredito na capacidade de superação das pessoas e isso me motiva e movimenta.

Como terapeuta familiar sistêmica, acredito no diálogo, nas narrativas, na construção de uma nova forma de pensar e agir, nas relações inter e intrapessoal e na capacidade de transformação das pessoas, possibilitando a mudança no sistema.