Vídeos

Sobre CriançasVídeos

Expectativas Altas

Expectativas Altas

Educar é uma ação bastante difícil ... A expectativa em cima desta educação é ainda maior.

Fomos e somos cobrados em vários momentos de nossa vida.  Há cobranças que ajudam a crescer, que impulsionam, que estimulam a enfrentar desafios e a conquistar ideais. Há aquelas que transformam filhos em reféns da frustação de seus pais que projetam neles, seus sonhos não realizados. Há ainda a cobrança pela sociedade e pela disputa em relação e comparação a outras crianças.

A maneira como nós pais nos relacionamos com nossos filhos influencia a formação de sua personalidade e comportamento. Nem a ausência e nem o demasiado envolvimento nas decisões deles auxiliam a sua construção como ser.

[...]
Continue Lendo
106 Visualizações
Sobre CriançasVídeos

Diagnósticos

Diagnósticos

Quando chega o diagnóstico: angústia ou alívio? Mudança no olhar? Na escuta? Rótulo? Problema?

Ao sugerir que se faça uma avaliação, é preciso primeiramente que se observe o contexto em que essa pessoa se encontra. É necessária uma investigação do sistema familiar, do sistema escolar, personalidade, relacionamentos, ...

Observo que há pais que procuram o diagnóstico como solicitação da escola ou para aliviar a dificuldade que eles têm em lidar com esse dito, problema. Há ainda os que precisam de uma justificativa, um “o quê” quando na verdade deveriam buscar um “como” para podermos encontrar os caminhos para a superação.

[...]
Continue Lendo
92 Visualizações
Sobre CriançasVídeos

Como ajudar meu filho (a) nos estudos

Como ajudar meu filho (a) nos estudos

Basta a criança voltar às aulas para que esse problema se torne preocupante, desgastante e recorrente para as famílias.

Ajudar a criança a aprender a aprender é um dos caminhos que leva essa criatura, tão importante nas nossas vidas, a se tornar mais segura e confiante frente às situações do dia a dia.

O envolvimento e interesse dos pais nesse processo auxilia o crescimento da criança, tornando-a comprometida, responsável, valorizada e capaz, o que fortalece a sua autoestima.

[...]
Continue Lendo
94 Visualizações